domingo, 6 de fevereiro de 2011

Barraco dos famosos

O Corinthians em crise não é novidade. Torcedores corintianos depredando veículos e ameaçando jogadores e diretores, também já vimos por diversas vezes. A novidade dessa vez, é a troca de gentilezas entre dois ídolos do timão.

Pelo Twitter, o ex-jogador Neto, e o craque Ronaldo não mediram esforços para deixar o clima no Corinthians ainda mais quente.

O camisa 9 do Corinthians lança a frase nada desafiadora: "Jogo por amor e somente por amor". Prato cheio para o desbocado Neto se encher de coragem e dizer: "Se você fala que só joga por amor, abra mão de seu R$ 1,5 milhão por mês. Eu, que nunca fui 1% de você, assinava contrato em branco. Eu jogava por amor. Casagrande, Sócrates, Wladimir, Rivelino, Viola jogavam por amor. Para de conversa fiada, vai!"

Bom, sem querer encher linguiça, a discussão, como era de se prever, não terminou nada bem. Ronaldo fez críticas ao "comentarista" da Band, que retrucou tão ou mais forte que o camisa 9.

Quando recebemos críticas, sabemos o quanto é difícil manter a classe e não revidar. Porém, se nós (pessoas normais) o fizermos, as consequências não chegarão muito longe. Já para pessoas públicas, não pega bem.

Se eles receberão ou não punições, a decisão cabe às empresas em que trabalham. Agora, essas discussões não ajudam em nada o Corinthians a sair da crise, muito pelo contrário, só atrapalha a reerguida.

Se quiserem acompanhar na íntegra as trocas de gentilezas, entrem no Twitter.
@ClaroRonaldo
@10Neto

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Paulistão e suas lógicas

Todo começo de temporada é a mesma balela. Jornalistas, ex-jogadores, locutores e comentaristas avaliando times e elencos para tentar chegar a uma conclusão sobre quais são os favoritos ao título do maior campeonato estadual do Brasil. Sempre chegam à mesma opinião: Os quatro grandes do Estado (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos), e de vez em quando chutam um ou dois times do interior. Neste ano, os citados são Americana/Guaratinguetá ltda e Mirassol.

Pois bem. O Campeonato Paulista já vai para a sétima rodada. Os times mencionados acima, com excessão do Corinthians, estão na ponta da tabela e reforçam esse tipo de previsão. Porém, é bom lembrar que foram raras as vezes em que uma equipe do interior conseguiu ser campeã, quase não chegam à final. Partindo desse ponto de vista, eliminamos dois: Americana/Guaratinguetá ltda e Mirassol. Restam quatro.

Me desculpem os torcedores do Corinthians, mas com esse time, o time do Parque São Jorge pode não chegar nem entre os oito primeiros, condição que o levaria às quartas de finais. Se por um acaso der sorte e chegar, deve ser eliminado assim que enfrentar um grande.

O Palmeiras está jogando um futebol eficiente. É o líder do Paulistão e ainda espera o retorno dos meias Valdívia e Lincoln. Esses, voltando e jogando o que sabem jogar, podem levar o verdão longe. Porém, considerando o futebol apresentado pelos dois em 2010, é de se duvidar que o time de Felipão consiga algo maior que um vice-campeonato.

Sobraram São Paulo e Santos. Duas equipes que estão jogando bonito e vencendo. Os dois esperam o retorno de jogadores que estão na seleção brasileira sub 20. O Santos, além de Neymar, aguarda Paulo Henrique Ganso se recuperar de uma lesão e voltar aos gramados. Quando esse time estiver completo, vai ser uma parada duríssima.

Já o São Paulo, que apostou muito bem apostado em Rivaldo, ainda poderá contar com Lucas (um dos melhores jogadores do Brasileirão 2010), Henrique, Willian José, Casemiro (titular fácil no lugar de Rodrigo Souto) e Bruno Uvini, que pode ser a solução quando Miranda ou Alex Silva não estiverem disponíveis.

Resumo minha previsão de favoritismo ao título do Paulistão 2011 nessas duas últimas equipes. Se estiver errado, podem me cobrar depois.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Figurão desacreditado supreende no Morumbi

Muito se falou sobre a estreia do Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Flamengo. Disseram que era a maior contratação da história de um time brasileiro. Cheguei a ouvir que ele daria show, que o mengo seria imbatível com a dupla R10 e Thiago Neves. Porém, o que se viu no Engenhão foi uma vitória tão magra quanto sofrível, para se ver e jogar. A festa, tudo bem, foi linda! Mais de 40 mil flamenguistas lotaram o estádio do Botafogo, não para ver um jogo de futebol, mas para assistirem Ronaldinho.

Na outra estreia, a de Rivaldo no São Paulo, muito menos falada, com espectativa pequena, em um jogo que não foi sequer televisionado, em uma quinta-feira, às 19:30, o que foi visto supreendeu. Um ex-craque, digamos assim, com quase 40 anos e totalmente desacreditado para o futebol, trouxe de volta o brilho no olhar de todo torcedor tricolor. Fez gol, deu passes, jogou bem, deu chapéu. Encantou! Surpreemdeu inclusive a este que vos escreve.

O fato é que a diretoria do São Paulo não é boba. Não contrata alguém só para fazer marketing, não investiria mais de R$ 100 mil por mês, o que no SPFC é uma fortuna, em alguém que tivesse futebol duvidoso. O que Rivaldo apresentou nesta quinta-feira vai ser visto pelo torcedor tricolor por dezenas de vezes ao longo do ano.

Além do futebol e de vitórias, o camisa 10 do São Paulo trará dinheiro ao clube. Pode ser otimismo exagerado de torcedor, mas eu arrisco dizer que o tricolor do Morumbi vai comemorar muito esse ano. E não só vitórias, mas títulos, assim, no plural.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A vergonha corintiana

É vergonhoso um time como o Corinthians, que é um dos maiores do Brasil, só ter disputado nove Libertadores. Também é de se lamentar que, em 100 anos de história, tenha menos títulos (importantes) que seus maiores rivais, São Paulo e Palmeiras. Mas vergonha maior é ser eliminado do maior torneio da América por um timeco de colombianos, que se quer tem expressão nacional. E pior!!! Se recordo bem, nenhum time brasileiro foi eliminado na "Pré-Libertadores", mas o Corinthians o fez.

Tenho dó dos torcedores do Timão que terão que aguentar sãopaulinos, palmeirenses, santistas e outros zombando de suas caras por, pelo menos, mais um ano. Pois, ganhar a Libertadores, é o maior desejo de todo torcedor da Fiel. Mas, um dos maiores desejos das torcidas advesárias é não ver o Corinthians levantar essa taça. Taça que deve demorar muito para chegar à Marginal Tietê.

Enquanto esse dia não chega, os corintianos têm que torcer agora por uma vitória no clássico com o Palmeiras. Se isso não acontecer, vai começar uma das maiores crises da história do Sport Club Corinthians Paulista.

Opinião? Vai brigar para não cair no Paulistão e Brasileirão. Vergonha maior .

Apresentação

Olá!
Meu nome é Reges Gama e sou um recém formado jornalista.
Hoje (03/02/2011) tenho 26 anos e moro em Taubaté (SP).
Este Blog será dedicado à crônicas esportivas. Basicamente futebol.
Espero que gostem.