sábado, 5 de fevereiro de 2011

Paulistão e suas lógicas

Todo começo de temporada é a mesma balela. Jornalistas, ex-jogadores, locutores e comentaristas avaliando times e elencos para tentar chegar a uma conclusão sobre quais são os favoritos ao título do maior campeonato estadual do Brasil. Sempre chegam à mesma opinião: Os quatro grandes do Estado (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos), e de vez em quando chutam um ou dois times do interior. Neste ano, os citados são Americana/Guaratinguetá ltda e Mirassol.

Pois bem. O Campeonato Paulista já vai para a sétima rodada. Os times mencionados acima, com excessão do Corinthians, estão na ponta da tabela e reforçam esse tipo de previsão. Porém, é bom lembrar que foram raras as vezes em que uma equipe do interior conseguiu ser campeã, quase não chegam à final. Partindo desse ponto de vista, eliminamos dois: Americana/Guaratinguetá ltda e Mirassol. Restam quatro.

Me desculpem os torcedores do Corinthians, mas com esse time, o time do Parque São Jorge pode não chegar nem entre os oito primeiros, condição que o levaria às quartas de finais. Se por um acaso der sorte e chegar, deve ser eliminado assim que enfrentar um grande.

O Palmeiras está jogando um futebol eficiente. É o líder do Paulistão e ainda espera o retorno dos meias Valdívia e Lincoln. Esses, voltando e jogando o que sabem jogar, podem levar o verdão longe. Porém, considerando o futebol apresentado pelos dois em 2010, é de se duvidar que o time de Felipão consiga algo maior que um vice-campeonato.

Sobraram São Paulo e Santos. Duas equipes que estão jogando bonito e vencendo. Os dois esperam o retorno de jogadores que estão na seleção brasileira sub 20. O Santos, além de Neymar, aguarda Paulo Henrique Ganso se recuperar de uma lesão e voltar aos gramados. Quando esse time estiver completo, vai ser uma parada duríssima.

Já o São Paulo, que apostou muito bem apostado em Rivaldo, ainda poderá contar com Lucas (um dos melhores jogadores do Brasileirão 2010), Henrique, Willian José, Casemiro (titular fácil no lugar de Rodrigo Souto) e Bruno Uvini, que pode ser a solução quando Miranda ou Alex Silva não estiverem disponíveis.

Resumo minha previsão de favoritismo ao título do Paulistão 2011 nessas duas últimas equipes. Se estiver errado, podem me cobrar depois.

2 comentários: